Fiscais federais foram recebidos na ETA Floresta e informaram sobre outorga para direito de uso de recursos hídricos no Rio Uruguai
A Concórdia Saneamento recepcionou, na terça-feira (5), fiscais da superintendência de fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os agentes federais estão visitando usuários de rios federais – que banham mais de um estado brasileiro ou atravessam as fronteiras do país – e estiveram em Concórdia para conhecer a operação e os projetos da concessionária. No encontro, os servidores da ANA informaram sobre o processo de outorga para direito de uso dos recursos hídricos por meio de caminhão-pipa no Rio Uruguai, cuja gestão é de responsabilidade do governo federal.
Os fiscais federais Thiago Fontinelli e Daniel Jordão foram recebidos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Floresta pelo superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein, e colaboradores da companhia. Epstein explicou aos fiscais sobre o processo de licitação dos serviços de saneamento em Concórdia, ocorrido em 2024, e o início das operações da Concórdia Saneamento, consórcio formado pela GS Inima Brasil e Traçado Construções, em janeiro de 2025.
Epstein detalhou as atividades em andamento e o planejamento para projetos futuros, como a expansão de estações de tratamento e redes e a construção de uma estação de estação de captação de água bruta no Uruguai, entre outros. O superintendente ainda detalhou sobre o modelo atual de abastecimento da cidade, com captações nos rios Jacutinga e Suruvi, e a estrutura atual de produção e reservação. Na sequência, o grupo percorreu as instalações da ETA Floresta, para conhecer seu funcionamento.