O deputado estadual Neodi Saretta apresentou uma indicação ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde sugerindo a criação de um Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) em Santa Catarina. O objetivo é oferecer acompanhamento especializado, humanizado e multidisciplinar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Síndrome de Down.

A proposta surgiu após Saretta conhecer de perto, em visita à Assembleia Legislativa do Ceará, o trabalho do CIADI instalado naquele estado — uma experiência pioneira no Brasil. O espaço cearense se destaca pelo atendimento integrado, voltado não apenas para o desenvolvimento e inclusão das crianças e adolescentes, mas também para a capacitação de profissionais, realização de ações de sensibilização social e promoção de boas práticas de acolhimento.

Implantar um centro como esse em Santa Catarina seria um marco na assistência à saúde infantil e na inclusão social. Garantiria acesso a tratamentos especializados e melhoria da qualidade de vida dessas crianças e de suas famílias“, defende Saretta. O deputado também destaca a importância de reunir profissionais de diferentes áreas para um cuidado completo, que atenda às necessidades específicas de cada paciente.