Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o Dia dos Namorados deve levar 93 milhões de consumidores às compras, com uma movimentação estimada em R$ 22,1 bilhões no varejo e serviços. A data segue como uma das mais importantes para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

De acordo com o estudo, 57% dos entrevistados pretendem presentear seus parceiros, sendo que: 58% presentearão cônjuges, 34% presentearão namorados(as), 61% comprarão apenas um presente, com valor médio de R$ 238. Os itens mais buscados incluem: Roupas (38%), Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), Calçados (20%), Jantar fora (20%), Bombons e chocolates (18%).

A pesquisa aponta que 57% dos consumidores preferem lojas físicas, 36% optam por compras online, com destaque para aplicativos (73%) e sites de varejistas nacionais (57%).

Oportunidade para o comércio local

Para José César da Costa, presidente da CNDL, o Dia dos Namorados é uma janela importante para o varejo, especialmente para pequenos e médios negócios. “Apesar da pressão econômica, o consumidor ainda prioriza a data. Lojistas que oferecerem condições atrativas, como descontos e parcelamento sem juros, podem captar essa demanda”, destaca.

Em alinhamento com a pesquisa, a CDL Concórdia promoveu o Vantajou Especial Dia dos Namorados, entre 04 e 07 de junho, com dezenas de lojas associadas oferecendo promoções exclusivas. “Essa semana ainda deve movimentar o comércio, entre os que deixaram para a última hora e os que ainda estão decidindo o que comprar”, destaca o presidente da CDL Concórdia, Gerson Grando.

 Ana Paula Roncaglio Spudeit