As exportações brasileiras de carne suína começaram 2026 em alta histórica para o mês de janeiro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar da queda em relação a dezembro, o volume embarcado foi o maior já registrado para o primeiro mês do ano.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Cepea, mostram que o Brasil exportou 115 mil toneladas de carne suína em janeiro. O resultado representa retração de 15% frente a dezembro, quando foram embarcadas 136 mil toneladas — a maior queda mensal para esse período desde 2022.

Mesmo com o recuo na comparação mensal, o desempenho superou em 10% o volume exportado em janeiro de 2025, que havia sido de 104 mil toneladas. Trata-se do maior resultado para o mês em toda a série histórica da Secex, iniciada em 1997.

Segundo pesquisadores do Cepea, o desempenho reforça a expectativa de que o país mantenha o ritmo positivo nas vendas externas e possa registrar, mais uma vez, volumes recordes de exportação de carne suína ao longo de 2026.

Fonte: Folha Agrícola