A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) está próxima de concretizar um sonho antigo: a construção de sua sede própria. A decisão foi aprovada durante a Assembleia Geral dos Prefeitos, realizada no dia 27. O terreno, com mais de 1,3 mil metros quadrados, fica na área central de Concórdia, entre a sede regional do Samu e o Ginásio Silveirão, e será repassado pelo Governo do Estado até o início de outubro.

A secretária executiva da entidade, Vanessa Franczak, destacou que o novo espaço vai abrigar todos os setores da AMAUC, além dos consórcios Lambari e CIS Amauc. O projeto prevê um prédio completo, com auditório e áreas de suporte para servidores das prefeituras associadas, especialmente aqueles ligados à saúde. Para ela, a conquista representa um marco importante na história da instituição, que completará 50 anos em 2026.

O presidente da AMAUC e prefeito de Peritiba, Paulo Deitos, reforçou a importância da nova estrutura, que substituirá o atual imóvel alugado, gerando economia e mais dinamismo para os trabalhos. Após a oficialização do repasse do terreno, a associação iniciará a elaboração do projeto civil, a cargo do setor de Engenharia e Arquitetura da própria entidade. A busca por recursos e definição de prazos para o início da obra serão discutidas nos próximos meses.