A Câmara de Vereadores de Concórdia recebeu na última semana representantes da Niara – Organização Negra, além de membros do Conselho Estadual da População Afrodescendente de Santa Catarina, para debater estratégias de enfrentamento ao racismo no município.
Participaram da reunião Clair Curvello de França, presidente do Conselho Estadual da População Afrodescendente de SC, e a conselheira Ana Lúcia de Brito, que reforçaram a importância de ações conjuntas entre os poderes públicos e a sociedade civil para prevenir situações de preconceito e fortalecer a igualdade racial.
Durante a conversa, foram apresentados aos vereadores alguns casos de discriminação já registrados em Concórdia. Os representantes destacaram a necessidade de ampliar a conscientização e de criar políticas públicas mais efetivas.
O presidente da Câmara, Closmar Zagonel, reafirmou o compromisso do Legislativo com a pauta. “Nós, vereadores e vereadoras, estamos abertos ao diálogo e prontos para apoiar iniciativas que combatam qualquer tipo de preconceito. É fundamental que a sociedade como um todo esteja unida para construir um município cada vez mais justo e igualitário”, afirmou.
A Câmara também estuda parcerias para auxiliar na divulgação de ações e programas específicos de combate ao racismo, ampliando a rede de apoio e de conscientização no município.
A reunião marcou o início de uma aproximação entre o Legislativo, a Niara e o Conselho Estadual, que deve resultar em novas propostas e iniciativas práticas em prol da valorização da diversidade e do respeito em Concórdia.