Na justificativa, o vereador destaca a crescente demanda por mobilidade urbana eficiente em razão do aumento do número de veículos e do crescimento populacional da cidade. “Em 2012, quando foi realizado o último estudo no governo Girardi, Concórdia possuía cerca de 51.800 veículos e 75 mil habitantes. Hoje, são mais de 84.400 veículos para uma população de 86 mil habitantes. É urgente pensarmos em novas soluções para melhorar a circulação de pedestres, ciclistas e motoristas”, afirmou Pegoraro.
O estudo técnico deverá contemplar os principais pontos de fluxo da cidade, como a rótula da BRF, a Rua 29 de Julho, o bairro Guilherme Reich, o trecho entre a rodoviária e a praça no sentido bairro-centro, além de novas ligações viárias entre bairros.
Pegoraro também lembrou que o estudo feito anteriormente sugeriu diversas ações, entre elas a criação de terceiras pistas nas ruas Maruri, Marechal Deodoro, Tancredo Neves e Atílio Fontana. “Essas ações planejadas precisam ser atualizadas e ampliadas. O planejamento estratégico é fundamental para que o trânsito se desenvolva de forma segura, ordenada e sustentável, impactando diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento da cidade.”