A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou por unanimidade, em sessão realizada nesta quarta-feira (25), o projeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei nº 742/2017, ampliando os incentivos concedidos a propriedades produtivas e produtores rurais do município. A proposta é de autoria do Poder Executivo e foi construída em parceria com o Legislativo.

Com as novas regras, os agricultores passam a contar com um aumento no número de horas-máquina subsidiadas para serviços de infraestrutura no meio rural. O destaque fica por conta da autorização para fornecimento de até 150 horas de escavadeira hidráulica e 100 horas de caminhão caçamba, com 100% de subsídio, para construções acima de 350 metros quadrados no interior, como aviários, pocilgas, estábulos e pavilhões agropecuários.

O texto também amplia de 40 para 50 horas-máquina o limite para obras menores, igualmente com subsídio total, desde que haja apresentação de projeto técnico. Outro avanço é a inclusão de até 10 horas de serviços para abertura e readequação de estradas em áreas de reflorestamento, erva-mate, culturas agrícolas e pastagens.

O presidente da Câmara, vereador Closmar Zagonel (MDB), comemorou a aprovação e destacou o impacto direto da medida para a agricultura local. “Aprovamos um importante projeto que vai beneficiar diretamente a nossa agricultura. A prefeitura está autorizada a fornecer até 150 horas de escavadeira hidráulica e 100 horas de caminhão caçamba com 100% do subsídio para construções maiores.”, explica.

Zagonel ainda completa: “E também ampliamos para 50 horas de máquina subsidiadas para outras estruturas. É um projeto muito importante, que amplia e muito os benefícios para esse setor tão essencial. Essa unidade e consenso entre Executivo e Legislativo é mais um avanço para valorizar quem produz o que há de mais sagrado no mundo: a comida”, destacou Zagonel.