Uma operação com drones causou transtornos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (11), resultando no desvio e cancelamento de diversos voos em todo o Brasil — inclusive um que tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina. A presença dos equipamentos nas proximidades da cabeceira da pista interrompeu pousos e decolagens, afetando diretamente a malha aérea nacional.
Segundo informações da Polícia Militar, funcionários do aeroporto acionaram as autoridades por volta das 20h30, ao notarem a movimentação de três indivíduos em uma área restrita do terminal. Os suspeitos estariam operando cerca de seis drones em pontos estratégicos que comprometiam a segurança das operações aéreas. A situação obrigou o desvio de aeronaves para cidades próximas e capitais em outros estados.
Ainda de acordo com relatos colhidos no local, há a suspeita de que os envolvidos tenham usado os drones para monitorar voos específicos, possivelmente ligados ao tráfico de drogas. A Polícia Civil e a Polícia Federal devem investigar o caso. Em Chapecó, passageiros foram surpreendidos pelo cancelamento do voo e tiveram que reorganizar suas viagens.