O Grêmio voltou a apresentar futebol abaixo da crítica e saiu em desvantagem na terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, em Maceió, o Tricolor levou a virada do CSA nos acréscimos e perdeu por 3 a 2, no Rei Pelé. Tiago Marques, Marcelinho e Brayann marcaram para o Azulão. Braithwaite e Dodi fizeram pelo lado gremista.
No confronto de volta, na Arena, os gaúchos precisam vencer por dois gols de diferença para avançar. No domingo, o adversário é o Santos, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
Braithwaite deixa tudo igual
Com mudanças na defesa e no meio-campo, o Grêmio encontrou muitas dificuldades nos primeiros minutos em Maceió. Empurrado pela torcida, o CSA imprimiu um ritmo forte, com a bola passando principalmente pelo meia Brayann, o organizador da equipe. Foi com ele que os donos da casa finalizaram pela primeira vez, obrigando boa defesa do goleiro Tiago Volpi.
Sem conseguir ficar com a bola, o Tricolor sofria para sair de trás e via o Azulão seguir no ataque. Aos 14, em jogada rápida pela esquerda, Guilherme Cachoeira acionou Enzo, que cruzou para Tiago Marques finalizar de primeira para abrir o placar no Rei Pelé: 1 a 0. O gol sofrido fez o Grêmio acordar na partida. Melhor postado, encaixando a marcação, os gaúchos começaram a ficar mais com a bola e avançar no campo de ataque. Na primeira chegada, aos 17, Monsalve teve o chute travado dentro da área.
Em jogadas rápidas, o CSA levava perigo. Aos 21, Silas soltou a bomba da entrada da grande área e Volpi espalmou. No minuto seguinte, o Tricolor empatou. Na transição rápida, Monsalve fez boa jogada pela esquerda e achou Braithwaite na área. O dinamarquês ajeitou, se livrou da marcação e chutou com precisão no canto direito: 1 a 1.
A partir da igualdade, o jogo ficou mais equilibrado, mas o Grêmio era mais perigoso. Aos 34, em contra-ataque, Cristian Olivera virou para Monsalve, que rolou para Edenilson dentro da área. O camisa 8 finalizou e Gabriel Félix espalmou para escanteio. Na última chegada da etapa inicial, Kike Olivera recebeu dentro da área e chutou cruzado na rede pelo lado de fora.
Tricolor leva virada nos acréscimos
O segundo tempo começou bastante equilibrado no Rei Pelé. Enquanto o CSA buscava imprimir um ritmo forte, com mais posse de bola, o Grêmio explorava as jogadas em velocidade. Aos 10, após boa jogada pela esquerda, Kannemann travou o que poderia ser o segundo gol dos donos da casa.
Aos 34, na sobra de bola, Dodi ajeitou e soltou a bomba no ângulo direito de Gabriel Félix para marcar um golaço: 2 a 1. A vantagem não durou muito. Pior o Tricolor derreteu e sofreu a virada.
Aos 41, Marcelinho empatou: 2 a 2. Cinco minutos depois, Brayann cobrou falta no canto esquerdo, Volpi falhou na impulsão e levou o 3 a 2. Festa dos torcedores do CSA, que joga pelo empate na Arena, no dia 20 de maio, para avançar na Copa do Brasil.
Fonte: Correio do Povo