Sábado, 03 de maio, o show acontece no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, com entrada gratuita

 

O movimento de guitarra rock instrumental internacional refere-se a uma tendência musical que ganhou destaque em várias décadas, onde a guitarra é o principal veículo de expressão musical, muitas vezes substituindo a voz e letras. Este estilo é caracterizado pela habilidade técnica e expressividade dos guitarristas, que exploram a gama completa de sons e técnicas disponíveis no instrumento. Artistas como Joe Satriani, Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Robertinho de Recife e bandas como Os Mutantes e Novos Baianos são frequentemente associados a este movimento, tendo contribuído com composições que desafiam os limites da guitarra elétrica. As peças instrumentais de rock permitem uma liberdade criativa imensa, oferecendo aos ouvintes uma experiência puramente musical que destaca a guitarra como uma força poderosa e emotiva na música contemporânea.

Desde o início dos estudos, Andi Vieira teve como referência os precursores desse momento, a música produzida nos anos 1980/1990, particularmente dos guitarristas já citados, além dos brasileiros Pepeu Gomes (Novos Baianos), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Andreas Kisser (Sepultura). Com o tempo a “brincadeira” de experimentar a sonoridade da guitarra foi ganhando espaço e dando lugar ao estudo de acordes, escalas e melodias do instrumento para além das músicas dos mestres, arriscando a criação de solos próprios.

O interesse pela música instrumental com proeminência na guitarra, sempre foi latente, porém, tanto na produção quanto na composição, sempre foi um desafio. No ano 2013 apesar da qualidade e recursos abaixo do esperado, as primeiras 5 músicas instrumentais foram compostas e gravadas e ficando guardadas apenas como experiência. Já em 2020, em meio a pandemia, com mais recursos técnicos finalmente o disco PARALLEL WAVES saiu do papel. Foi gravado e produzido com qualidade profissional, contando com 10 faixas, recursos de samples e a participação de músicos importantes como: Dudu Pimentel (Rock n´ Camerata/ Brasil Papaya) e Michel Leme.

Acompanhado por Filipe Almeida Barreto na bateria e Rodrigo Barros no baixo, Andi Vieira apresenta gratuitamente o repertório autoral no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, como parte do projeto apoiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O disco está disponível nas plataformas digitais de música, através do link andivieiraguitar.wixsite.com/andivieiraguitar.

Esse é o segundo e último show do projeto, o primeiro ocorreu no final de abril, atendendo 300 estudantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia.

 

Serviço:

Show “Parallel Waves”
Data: 03 de maio de 2025
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Maria Luiza de Matos – Casa da Cultura
Rua Abramo Eberle, 322