O San Lorenzo, tradicional clube de futebol da Argentina, anunciou que o novo estádio da equipe receberá o nome de “Papa Francisco”, em homenagem ao torcedor mais ilustre do time.
Fiel torcedor do San Lorenzo, ele fazia questão de divulgar o amor pelo clube. Em sinal de respeito, a diretoria do clube decidiu fechar os portões do estádio. Apenas a capela permaneceu aberta para que fiéis e torcedores possam agradecer pelos feitos do pontífice.
Segundo o presidente do San Lorenzo, o novo estádio do clube – ainda sem data de inauguração – levará o nome de “Papa Francisco”. A autorização para o uso do nome foi dada pelo próprio pontífice em setembro do ano passado. Óscar, responsável pela capela no clube, exibe com orgulho o título de sócio de Jorge Mario Bergoglio, emitido em 2008.
“Francisco nos deixou um legado importante: a união. Esse clube, como qualquer outro, tem muitas divisões políticas, e o Papa nos ensinou a trabalhar juntos pelo bem do time e da sociedade”, afirmou Óscar.
As homenagens ao pontífice, que faleceu recentemente, se espalham por Buenos Aires pelo segundo dia consecutivo, reunindo milhares de argentinos e turistas.
O Obelisco recebeu uma projeção com o rosto de Francisco e a frase “Rezem por mim”. Missas em memória do Papa foram realizadas na Catedral de Buenos Aires, incluindo um evento ecumênico com a presença de líderes de diferentes religiões.
A casa onde Jorge Mario Bergoglio nasceu, no bairro de Flores, se tornou um ponto de peregrinação. Aos cinco anos, Bergoglio se mudou com a família para outra residência no mesmo bairro. Foi ali que viveu a infância e boa parte da adolescência. O local virou atração turística e atrai visitantes do mundo inteiro, como um grupo de turistas angolanos.
“O mundo inteiro perdeu um grande conselheiro, perdeu uma pessoa que sempre lutou para o bem dos menos favorecidos e… o mundo de fato está de luto”, lamentou Antonio Campos, turista.
O presidente Javier Milei, que já criticou o Papa no passado, não compareceu às cerimônias locais, mas confirmou que viajará ao Vaticano para o funeral.
Fonte: SBT