A Osterfest de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, celebra a Páscoa mantendo viva a herança alemã que a cidade carrega. Entre as atrações da festa estão o ovo gigante e a ‘Osterbaum’, árvore de Páscoa que é adornada com 115 mil casquinhas pintadas à mão.
A festa segue até domingo (20) e oferece ofinicinas de pintura de casquinhas, artesanato apresentação de grupos folclóricos e culturais, competições e gastronomia e mais.
O ovo gigante que se vê ao longe na feta conseguiu o recorde mundial em 2023, como o maior ovo de Páscoa decorado do mundo. Naquele ano ele tinha 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro.
Em 2025 as dimensões são amiores, mas a organização não divulgou os dados para preservar o recorde. A escultura possui 13 toneladas em aço galvanizado.
Juliana Beatriz Berto foi até a festa, localizada no centro do municío de 34 mil moradores com filhos: “É uma coisa que fica, memórias positivas que ficam para eles [crianças]. Essa simbologia da Páscoa, de família, de integração e lazer”, disse.
- Segundo a organização da festa, tanto o ovo quanto a árvore celebram a tradição vinda com os imigrantes alemães de pintar ovos de galinha nesta época da Páscoa.
A 17ª Osterfest é uma realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal e da Associação Visite Pomerode (Avip), com apoio de empresas locais e estuduais, além do governo de Santa Catarina e a prefeitura de Pomerode.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/t/YYkEu7QV21GzPL9vbZLw/osterbaum-arvore-de-pascoa-pomerode.jpg)
Fonte: G1 SC