A história de Concórdia retratada no palco do Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, no dia 17 de abril, às 19h15 com entrada gratuita.
Concórdia está localizada no meio oeste de Santa Catarina, com uma população de 81.646 (IBGE, 2022), e no ano passado completou 90 anos de emancipação político-administrativa. Sua história data de antes de receber este nome e tinha como habitantes caboclos e indígenas, mas com a passagem da ferrovia, iniciou o processo de colonização das terras por migrantes oriundos do Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães, basicamente.
Com os novos processos contemporâneos de imigração e migração, o município recebeu pessoas vindas do Norte e Nordeste do Brasil e de países como Haiti e Venezuela. Considerando sua história de ocupação e tomando por base o livro “Concórdia: um Rastro de sua História” de Antenor Geraldo Ferreira (1992) e gravações contendo relatos de migrantes e nativos deste município, o espetáculo teatral “A Frincha da Terra”, de forma simbólica e poética, traz como personagem central o Rio dos Queimados e seus afluentes que cortam o território concordiense e que embalou gerações e, ainda, embala aqueles que por aqui fixam suas residências. Nos 90 anos de emancipação de Concórdia, o município sofreu muitas transformações, mas aqueles que ergueram os alicerces para sua construção, jamais podem ser esquecidos.
A peça que estreou em 2024 para as comemorações do aniversário do município, atingiu um público de aproximadamente 1.300 pessoas, agora volta ao palco do Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, no dia 17 de abril em sessão única às 19h15, contando também com Intérprete de Libras.
Logo após haverá um bate papo sobre a pesquisa e montagem da peça. A programação gratuita foi viabilizada pelo Edital de Multilinguagem da Lei Paulo Gustavo, através da AMAUC, Prefeitura de Concórdia, Consórcio Lambari, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre a AGTC
O trabalho é uma proposição da AGTC – Associação dos Grupos de Teatro de Concórdia, que completa 14 anos de atuação, reunindo 6 grupos teatrais, totalizando 20 artistas, sendo que uma parte dos associados tem o trabalho artístico como sua fonte de renda exclusiva.
Desde a fundação, a Associação já realizou diversos projetos, sendo alguns de forma continuada, como o “Café Em Cena” de 2012-2023, está na produção do Festival de Teatro Tecendo o Riso desde 2011, também realizou duas edições do Feet – Festival estudantil de esquetes teatrais, e três da Mostra Teatral Pilitel, produziu duas publicações da Revista Théatron, diversas oficinas integradas de formação continuada para os associados, além de se manter ativo como articulador social para o setor, ocupando a cadeira de Teatro dentro do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Os grupos associados também possuem em seus históricos, apresentações realizadas em espaços urbanos e rurais de Concórdia e região, além de ter atingido plateias de crianças, jovens, adultos e idosos, com seus repertórios de peças teatrais e oficinas de teatro. Para além dos trabalhos dos grupos, estão os projetos coletivos que envolvem todos os artistas da Associação, como as montagens: “Morte e Vida Severina”, “Cristo, o verbo vivo”, “Contos e cantos do Contestado” e o mais recente “A Frincha da Terra”.
Ficha técnica:
Direção, pesquisa, texto e figurino: Renata Gaertner
Elenco: Ágata Peruzzo, Cleucir Sulenta, Fátima Vesaro, Flávia Peruzzo, Gilvoney Maziero, Silvana Peruzzo, Meire Dias Rosa, Vânia Peruzzo
Operação de som: Eliane Silva
Iluminação: Ademir Paulo Klein
Trilha sonora: Artêmio Filho
Pesquisa histórica: Raul Kussler
Intérprete de Libras: Carina Schoulten
Produção: Sabiá Gestão Criativa
Serviço:
Data: 17 de abril de 2025
Horário: 19h15
Local: Teatro Municipal Maria Luiza de Matos
(Casa da Cultura – Rua Abramo Eberle, 322)
Ingresso: (link do sympla)
Indicação etária: a partir de 10 anos
A apresentação contará com intérprete de Libras
Informações e contato: Redes sociais: @concordiateatro ou pelo WhatsApp: (49) 9 9156-7373
ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2024 – SELEÇÃO DE PRODUÇÕES CULTURAIS DE DIVERSAS LINGUAGENS NOS TERMOS DO ARTIGO 8o § 1° I e II, DA LEI N° 195/2022 – LEI PAULO GUSTAVO
Fonte: Artêmio Filho