O Castelo do Pântano Aonde ninguém vai
A Suliarte Produções Culturais e Literárias realiza apresentações teatrais gratuitas para as crianças nas escolas do bairro Santa Rita, Distrito de Presidente Kennedy e Distrito de Engenho Velho.
O teatro, como uma das expressões mais antigas da humanidade, oferece uma experiência capaz de despertar o interesse e a curiosidade das crianças de maneira lúdica e educativa. Ao incorporar elementos visuais, sonoros e interativos, as apresentações teatrais criam um ambiente propício para que os pequenos espectadores se envolvam com as narrativas, participem ativamente e reflitam sobre os dilemas e soluções apresentados pelas personagens.
A construção da dramaturgia da peça teatral “O Castelo do Pântano Aonde Ninguém Vai” é livremente inspirada nos contos populares “O Pássaro de Fogo” e “O Soldado Valente” e trata de temas universais, como a busca pelo autoconhecimento, a superação de desafios, o enfrentamento de medos e o respeito às diferenças, ecoando tanto no imaginário infantil quanto no contexto educativo. Além do texto autoral, o cenário é inspirado nas curvas da obra “Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, utilizando-se de materiais recicláveis. Esta montagem estreou em 07/10/2024, depois de um processo que durou 05 (cinco) meses de montagem/ensaios.
A ação busca trabalhar a democratização de acesso a bens culturais oferecendo as apresentações de forma gratuita e descentralizada, nas escolas localizadas no bairro Santa Rita, Distrito de Presidente Kennedy e Distrito de Engenho Velho. O projeto é viabilizado com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Prefeitura Municipal de Concórdia. A PNAB é uma política pública do Governo Federal, executada pelo Ministério da Cultura, e proporciona aos artistas dos municípios brasileiros a seguirem com os seus trabalhos, além de atender a comunidade com ações artísticas e culturais.
Aliando Teatro e Educação, o circuito de apresentações visa não só entreter, mas também educar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, criativos e sensíveis às questões sociais e culturais. As apresentações também buscam fortalecer o vínculo das crianças com a literatura, incentivando o hábito da leitura, por contar e ouvir histórias.
A peça tem a Direção de Fábio Libardi, no elenco: Cleucir Sulenta, Luciane Hack e Lucas Debus, adaptação da dramaturgia: Luciane Hack. A produção executiva do projeto é da Sabiá Gestão Criativa.
Serviço:
Sinopse: O Castelo do Pântano Aonde Ninguém Vai, é um convite ao mergulho do seu eu no profundo, em que sua voz é refletida em outro mundo, o da arte literária. A busca pela magia da sabedoria tão desejada é a missão do Guardião, soldado destemido, porém atrapalhado que conta com a ajuda de Bardo. Entre ordenações e decretos de uma rainha nada compreensiva a história acontece. Localizado num reino além do distante, personagens clássicos remetem a outros tempos. O castelo do Pântano inspirado nas linhas curvas da obra “A Noite Estrelada” de Vincent Van Gogh, em que a solidão do artista também reflete nesse contexto dos personagens, aonde ninguém vai.
07/04 – Distrito de Engenho Velho
14/04 – Distrito de Presidente Kennedy
28/04 – Bairro Santa Rita